CÍRCULOS BÍBLICOS = GRUPOS DE JESUS
O método de Leitura Popular da Bíblia, discutido por Pereira e Mesters (2011, p.25)1, aponta passos que indicam “o rumo ou roteiro de como, concretamente, organizar o estudo [...]”;
· O primeiro passo inicia com uma reflexão sobre a situação atual: Quais os problemas afligem as pessoas hoje?
· O segundo passo se volta para a Bíblia, onde será feita a leitura e aprofundamento do texto em si, identificando personagens, locais e situações.
· O terceiro passo é perceber o momento ao qual o texto se refere e o momento em que o texto foi escrito, tendo em mente que, geralmente, um texto bíblico só aparece algum tempo depois do fato relatado ter ocorrido.
· O quarto passo deve verificar o contexto no qual o fato acontece (político, econômico, social e religioso), pois é a partir dessa verificação que se identificam os conflitos presentes na época.
· O quinto passo consiste em descobrir como o povo daquela época encarou o conflito vivido, a partir da sua fé.
· O sexto passo é perceber como o apelo do texto, a sua mensagem central, foi transmitida, reproduzida na época em que foi finalizado.
· O sétimo passo, por fim, deve nos levar a descobrir o que o texto nos diz hoje.
1 PEREIRA, Nancy; MESTERS, Carlos. A Leitura Popular da Bíblia: à procura da moeda perdida. São Leopoldo: CEBI, 2011. (A Palavra na Vida, n. 73).
PEQUENAS COMUNIDADES DE DISCÍPULOS/AS MISSIONÁRIOS/AS
1. Diariamente, cada um vai copiando e meditando um trecho do evangelho do ano litúrgico, de maneira continuada, até terminar. Prazo: a duração do ano litúrgico, de novembro a novembro.
2. Semanalmente, aqueles/as que estão lendo e copiando o Evangelho, se reunem em grupo (pequena comunidade), por vizinhança, na casa de um dos participantes. O ideal, que o grupo não ultrapasse de 10 pessoas. Tendo mais de 10 pessoas é bom formar um outro grupo, uma outra comunidade. E assim por diante. A reunião é coordenada por alguém do grupo, em forma de rodízio (cada semana, por uma pessoa diferente). Todos sentados ao redor de uma mesa, ficando à vontade, com Bíblia, caderno e caneta, a fim de anotar o que cada um achar mais conveniente. Escrever faz bem, ajuda a guardar melhor a mensagem do texto sagrado *.
3. Mensalmente (por exemplo, 4º sábado do mês, das 14h as 17h00), os grupos se organizem para fazer visitas às famílias (ir dois adois).
4. Semestralmente, a nivel de Diocese/Paróquia, no fim de semana, um Curso ou Estudo Bíblico (aprofundar um tema de interesse dos grupos). Pode ser no 1º Semestre: Curso e, no 2º sementre, um grande Retiro Espiritual Popular (agendar as datas com antecedencia).
5. Anualmente, a nivel Regional, um Encontrão de Articulação e Formação Missionária reunindo todas as Dioceses.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!