TEMPO DE SABOREAR: GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA
A Paróquia de Santa Luzia, no município de Santa Luzia do Paruá no estado do Maranhão, pertencente a diocese de Zé Doca, deu início no último dia 15 de julho, a grande semana missionária. E para viver esse tempo de graça a paróquia se preparou por 4 anos, animando as comunidades priorizando a FORMAÇAO nos retiros missionários e principalmente, por meio dos GRUPOS DE JESUS, pequenos grupos de pessoas que se reúnem para estudar o Evangelho.
Os grupos de Jesus têm contribuído para que as pessoas possam cada vez mais assumir o seu compromisso de discípulos missionários de Jesus de Nazaré Mestre e Senhor.
A sexta feira foi dedicada à acolhida dos missionários vindos das diversas Dioceses, principalmente do estado do Pará e aqui mesmo do Maranhão. Do estado Pará, vieram 50 missionários leigos, das dioceses de: Abaetetuba, Cametá, Ponta de Pedras e Arquidiocese de Belém, que vieram contribuir neste grande mutirão de evangelização, uma vivência concreta do tripé da Sinodalidade: comunhão, participação e missão.
Os missionários foram recebidos com uma calorosa recepção, com direito a arrastão missionário, da rodoviária até a igreja matriz.
No sábado aconteceu o retiro com os missionários de fora, onde foi lhes apresentado o histórico do município para que fiquem conhecendo o chão da realidade onde estarão pisando durante esta semana. Em seguida foi feita a partilha de como a paróquia tem se preparado no decorrer desses 04 anos de Santas Missões Populares e um dos frutos desse belíssimo trabalho para todas as comunidades, são centenas de GRUPOS DE JESUS.
Também foi feito um momento profundo sobre a importância do missionário na grande semana missionária e como deve ser o perfil dos missionários. No final da tarde um grande moto carreata percorreu as ruas da cidade para anunciar que chegou o tempo do saborear: A GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA. E a noite ainda com espírito de muita animação, padre Francisco conduziu uma belíssima celebração e logo em seguida um momento festivo, animado pelos ritmos do carimbo do Pará e do bumba meu boi do Maranhão, com a apresentação do boi da Felicidade, o Boizinho missionário. Só gratidão.
E no domingo, o dia iniciou com a missa de envio dos missionários que foram distribuídos e enviados para as 26 comunidades existentes no território paroquial, umas na cidade, mas a grande maioria na zona rural do município. A missa de envio foi presidida pelo padre Brito, coordenador de Pastoral da Diocese e concelebrada pelo Pároco desta Paróquia, Padre Francisco Moraes. Após a missa os missionários foram conduzidos para as comunidades onde foram acolhidos com um grande almoço partilhado com a presença dos membros da comunidade.
A noite cada comunidade de forma celebrativa acolheu novamente os missionários na celebração.
Realmente não podemos dar outro nome a esse momento, a não ser de verdade um TEMPO DE GRAÇA, com a presença do Espírito Santo em meio do povo, muitos milagres poderão ser realizados por aqui nestes dias, pois as visitas fazem, elas proporcionam a escuta, valorizam tudo o que há de bom nas pessoas, derrubam muros e constroem pontes, tiram as pessoas do anonimato.... e levam por meio do missionário o abraço misericordioso de Deus.
É só o começo de uma semana muito especial.
Simone Sarmento. Vice-diretora da OSMP.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!