A Palavra de Deus em Família - 09/03/23 - Lucas 16,19-31.
Para Jesus a realidade original da vida é única. Enquanto que para o pecado a realidade é dualista, separa céu e terra, vida e morte, pecado e graça, alma e corpo, rico e pobre, paraíso e inferno, Escrituras e religião, Deus e humanidade.
Esta tensão vemos hoje provocada por Lucas na parábola do pobre Lázaro que é levado, é salvo depois da morte e o anônimo rico que se condena, é simplesmente sepultado depois da morte (cf. Lc 16,22).
Durante a vida o rico anônimo não fala com o Pai Abraão e nem com Lázaro. Goza, se farta de bens e comida. Já o pobre Lázaro passa fome (cf. Lc 16,19-21). Depois da morte, ao contrário, o rico é enterrado - fica na terra do sofrimento - passa fome e sede no inferno e se lembra de falar com o Pai Abraão e com Lázaro, enquanto Lázaro é levado por anjos ao céu, goza a vida plena no seio do Pai Abraão (cf. Lc 16,22-25).
A única coisa que existe igual entre o rico e o pobre nesta vida terrena é que ambos morrem e o abismo, a distância, a separação entre eles permanece tal qual na outra vida, na eterna. Há um permanente grande abismo entre eles, entre o pobre e o rico, também entre o rico e Deus, um não escuta o outro. Nesta terra o rico, em sua distância abismal do pobre não vê nem escuta a fome de Lázaro. No inferno o rico, continuando distante de Lázaro não pode mais se comunicar com Lázaro que não vê e nem escuta o rico. Deus o escuta, mas não pode mais fazer nada por ele (cf. Lc 19,26).
Há, porém, uma religação, uma religião, um único elo que pode ligar e religar a vida eterna ainda nesta vida terrena, a vida temporal à vida atemporal, o céu à terra. Este elo é a fé nas Escrituras Sagradas, na Lei de Moisés e nos Profetas (cf. Lc 16,31).
Mais que superstições e crenças em avisos dos mortos a fé nas Escrituras Sagradas correspondida com a caridade aos mais pobres que eu garantem a ressurreição e o gozo da vida eterna no seio de Deus (cf. Lc 16,30-31).
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!