A Palavra de Deus em Família - 13/03/23 - Lucas 4,24-30.
Jesus é rejeitado em sua cidade Nazaré porque Ele enfrenta os religiosos e políticos de sua cidade, dizendo: "Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria" (cf. Lc 4,24-).
Jesus lhes anuncia que Deus não se deixa dominar pelos poderosos da política e da religião. Ele envia seus profetas para denunciar estas tentativas destes políticos e religiosos quererem dominar, escravizar e manipulação o povo utilizando a Palavra de Deus e forjando-a com milagres e prodígios ao povo simples e ingênuo.
Ao demonstrar historicamente a liberdade divina Jesus provoca ira, revolta e até tentativa de homicídio relatando que, no tempo do grande profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses, houve uma grande fome em toda região. E, apesar de muitas viúvas, pobres e famintos em Israel, o profeta Elias só foi enviado por Deus à viúva de Sarepta na Sidônia para multiplicar-lhe o pão pela pouca farinha e azeite que esta com ele partilhou (cf. Lc 4,25-26; I Reis 17,7-24).
Do mesmo modo, no tempo do profeta Eliseu, quando havia muitos leprosos em Israel, nenhum foi curado, a não ser o estrangeiro, o sírio Naamã (cf. Lc 4,27).
Feito estas denúncias todos na sinagoga (na igreja) ficaram furiosos, expulsaram Jesus de sua cidade, Nazaré, e o levaram até um precipício no alto de um monte para matá-lo jogando-o a baixo. Jesus, porém, conseguiu se desvencilhar deles e seguir seu árduo caminho de profetizar (cf. Lc 4,28-30).
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Curso de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!