A Palavra de Deus em Família - 16/03/23 - Lucas 11,14-23.
Jesus expulsa um demônio mudo de um indefinido homem que de imediato começa a falar e a multidão fica admirada (cf. Lc 11,14).
Mas alguns judeus, provavelmente religiosos do templo, começam a levantar falso testemunho de Jesus dizendo que foi pelo poder do próprio chefe (príncipe) dos demônios, Belzebu, e não pelo poder de Deus que ele expulsa demônios. Para tentá-lo lhe pedem mais sinais, mais milagres (cf. Lc 11,15-16).
Hoje são muitas as igrejas cristãs e movimentos católicos dualistas (maniqueístas) que vivem tentando a Deus pedindo e forjando milagres relacionando o mal que existe com os supostos demônios, tirando a responsabilidade dos indivíduos, da família e sobretudo da sociedade política e capitalista a responsabilidade sobre os males que atingem o povo e a natureza em geral.
Jesus conhece o pensamento dos judeus, sabe que eles são dualistas, misturados com culturas e religiões pagãs de impérios pagãos que os escravizaram, acreditam erroneamente em dois deuses, o Deus verdadeiro do bem, criador da vida e os desses demônios feitores do mal, das doenças, etc. cujo chefe destes é um poderoso chamado Belzebu.
Além da cura particular da mudez do homem Jesus tenta curar e expulsar da mentalidade do povo e destes judeus religiosos esta contraditória idolatria dualistas de acreditar no poder do Deus da vida e no poder dos deuses demônios causadores e feitores de todo tipo de mal.
Esta mentalidade dualista ajuda a classe dominante escravizar o povo, porque tira a responsabilidade dos políticos, Estado.. .de cuidar da saúde do povo e atribui aos fictício demônios inexistentes e incapazes, segundo Jesus, de fazerem o mal à humanidade.
E Jesus explica que a realidade dualista está no fato de quem está com Ele ou contra Ele. Quem está com Ele faz o bem, gera a vida, constrói a justiça, pão e saúde para todos. Quem está contra Ele, dispersa, espalha, contraditóriamentente destrói a vida que é abundante pra todos concentrando na mão de poucos ricos e poderosos.
"Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa" (Lc 11,23).
Baltazar Dias 91 9 9810 - 8219
Cursos de Interpretação e Espiritualidade do Evangelho.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!