Pés na realidade Amazônica, coração aberto ao mundo. 5º Congresso Missionário Nacional (5º CMN)

Pés na realidade Amazônica, coração aberto ao mundo. 5º Congresso Missionário Nacional (5º CMN)



O 5º Congresso Missionário Nacional tem como lema a frase “Corações ardentes, pés a caminho”, estando em comunhão com o lema escolhido pela Igreja para celebrar o Ano Vocacional.

A arte destaca esses dois símbolos: pés e coração. O pé está fincado na realidade missionária da Igreja na Amazônia. Tem em seu centro o rosto da mulher indígena, símbolo de resistência e profetismo no cuidado com a casa comum. O coração traz a marca da cruz que nos identifica e nos impulsiona à missão em todo o mundo.

A imagem também apresenta a referência da rede, instrumento de sobrevivência das comunidades ribeirinhas da Amazônia que constroem sua vida entre a floresta e as águas. A rede também é símbolo de conexão das 279 dioceses no Brasil, apresentando a comunhão das Igrejas locais que impulsionam a animação missionária até os confins do mundo.

Objetivos

Objetivo geral

Impulsionar a missão ad gentes das Igrejas particulares, até os confins do mundo, numa caminhada sinodal e na escuta do Espírito Santo, avançando no processo de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais.

Objetivos específicos

· Escutar o que o Espírito Santo, protagonista da missão, diz para a Igreja no Brasil;

· Impulsionar uma reflexão acerca da responsabilidade das Igrejas
particulares pela missão ad gentes;

· Incentivar e animar a cooperação intereclesial, através do projeto Igrejas-irmãs e dos projetos ad gentes além-fronteiras dos Regionais da CNBB;

· Motivar novos caminhos de atuação missionária a partir da
experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia;

· Oportunizar a integração dos sujeitos e das forças missionárias da
Igreja no Brasil;

· Contribuir na efetivação do Programa Missionário Nacional;

· Reafirmar a opção pelos pobres, enquanto a Igreja em saída rumo às
periferias existências e geográficas;

· Celebrar a caminhada missionária da Igreja no Brasil;

· Ajudar no processo de preparação da Igreja no Brasil para o 6º
Congresso Missionário das Américas (CAM 6).

Metodologia

A metodologia será sinodal, de comunhão e de participação. Considerando que cada Congresso objetiva apresentar, debater e extrair conclusões acerca de uma temática central, a proposta do 5º Congresso Missionário Nacional é produzir e aprofundar uma reflexão sobre a responsabilidade da Igreja local pela missão universal, ad gentes além-fronteiras, até os confins do mundo e oferecer orientações para as Igrejas particulares do Brasil no que se refere à cooperação missionária. Será, portanto, um caminhar juntos para cumprir uma tarefa comum, por meio da participação de cada um de seus membros. Nesse caminhar, cada Igreja particular, em comunhão com a Igreja Universal, assume, renova e fortalece sua responsabilidade pela missão ad gentes.

Os principais interlocutores do Congresso serão as Igrejas particulares e seus diversos organismos missionários. Através da metodologia proposta, pretende-se conhecer a realidade e o estado real das múltiplas iniciativas, projetos e atividades missionárias ad gentes, desenvolvidas pelas respectivas Dioceses ao redor do mundo. As reflexões partirão do local para o nacional, para o continental e para o universal, buscando, porém sempre, respostas para as Igrejas locais.

Seguir-se-á itinerários bíblico, teológico, espiritual e metodológico, segundo o método Ver-Discernir-Agir. Os trabalhos serão desenvolvidos contemplando quatro eixos:

Eixos
1° Eixo (Ver)

A partir das Igrejas locais até os confins do mundo – testemunhas de Cristo;

2° Eixo (Discernir)

O despertar da consciência missionária ad gentes – até os confins do mundo;

3° Eixo (Discernir)

O dinamismo do Espírito Santo na missão da Igreja – primazia da graça;

4° Eixo (Agir)

A universalidade da missão – catolicidade.


O primeiro eixo será trabalhado a partir de levantamentos da realidade das Igrejas locais, buscando conhecer todas as atividades existentes e todas as formas de cooperação presentes nas Dioceses. Estes dados serão estudados e debatidos nas Assembleias dos COMIDIs (com amostras do rosto de cada Diocese) e, posteriormente, nos Congressos Missionários Regionais.

O conhecimento dessa realidade servirá de referência para as reflexões que serão apresentadas nas conferências, debatidas nos painéis temáticos, aprofundadas nas oficinas e enriquecidas pelas partilhas missionárias pelos participantes do 5º Congresso.


Postar um comentário

0 Comentários