50 anos desde o 1º Intereclesial. 06 de janeiro de 1975 – 06 de janeiro de 2025. Pe. Edegard Silva Júnior, ms

 


O Intereclesial é um encontro que reúne os representantes das - Comunidades Eclesiais de Base de todo Brasil. A iniciativa de organizar um encontro Intereclesial surgiu na década de 70, sendo realizado o primeiro em 1975, na cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo.

Os Intereclesiais nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida, as reflexões das Comunidades Eclesiais de Base.

 

Os Intereclesiais são uma experiência muito enriquecedora, pois revelam com maior clareza a situação em que vive o povo pobre, possibilitam a prática do ecumenismo e manifestam com que profundidade se vive nas bases da Igreja a relação entre fé e vida.

 

Dos Intereclesiais surgiu uma nova face da nossa Igreja, animada por tantas Comunidades Eclesiais de Base e marcada pela opção pelos pobres. Através dos Intereclesiais, mantém-se a memória da caminhada de nossa Igreja.

Neste ano de 2025 celebramos os 50 anos desde o 1º Intereclesial. Façamos memória dos 15 encontros já realizados no Brasil e os passos para a construção do 16º Intereclesial de CEBs na Diocese de Cachoeiro de Itapemerim no estado do Espírito Santo.

 

O 1º Encontro Intereclesial de CEBs foi realizado em Vitória no Estado do Espírito Santo, em janeiro de 1975, ano em que o país mergulhou no terror patrocinado pela repressão do regime comandado pelo general Geisel. Teve como tema: "CEBs: Uma Igreja que Nasce do Povo pelo Espírito de Deus" e contou com a participação de 70 pessoas das comunidades, além de bispos e assessores.

 

O 2º Encontro também foi realizado em Vitória, no Estado do Espírito Santo,  em agosto de 1976, registrando a presença de 3 bispos latino-americanos e a participação de 100 pessoas. Teve como tema: CEBs: Igreja, Povo que Caminha", o encontro se voltou para o engajamento das Comunidades Eclesiais de Base nas lutas sociais.

 

O 3º Encontro Intereclesial de CEBs, aconteceu Em julho de 1979, ano da anistia, em João Pessoa, na Paraíba. Contou com 200 participantes, entre índios, evangélicos e latinos e discutiu o tema "CEBs: Igreja, Povo que se Liberta".

 

O 4º Encontro Intereclesial de CEBs foi realizado em abril de 1981, em Itaici (SP). Vivia-se no país a  proximidade do fim da ditadura militar. Este encontro  teve como tema: "Igreja, Povo Oprimido que se Organiza para a Libertação" e contou com a participação de 280 pessoas.

 

 

5º Encontro Intereclesial de CEBs aconteceu na  cidade de Canindé (CE), famoso centro de romaria nordestino, onde são realizadas festas em homenagem a São Francisco de Assis, recebeu mais de 500 participantes com o tema: "CEBs: Povo Unido, Semente de uma Nova Sociedade".

 

O 6º Encontro Intereclesial de CEBs  foi realizado após a ditadura militar (1986), em Trindade (GO) - dois anos depois da campanha das "Diretas Já" e um ano após a eleição de Tancredo Neves, que marcou o início da chamada Novo República. Contou com a participação de 1647 pessoas, e teve o tema: "CEBs: Povo de Deus em Busca da Terra Prometida".

 

O 7º Encontro Intereclesial de CEBs foi realizado em julho de 1989 na cidade de Duque de Caxias (RJ), uma das regiões mais pobres do País, estiveram presentes 2.550 pessoas, entre representantes de 19 países latino-americanos e 12 Igrejas Evangélicas. O tema foi "CEBs: Povo de Deus na América Latina a Caminho da Libertação". Refletiu o importante momento que a sociedade brasileira vivia: eleições diretas para presidente da república, depois de 20 anos de silêncio.

 

O 8º Encontro Intereclesial de CEBs aconteceu em Santa Maria (RS), em setembro de 1992, ano do 5º Centenário da invasão da América pelos europeus, e às vésperas do impeachement de Collor. Registrou a participação de 2.238 delegados, 88 representantes latino-americanos e 106 evangélicos. Teve como tema: "CEBs: Culturas Oprimidas e a Evangelização na América Latina".

 

O 9º Encontro Intereclesial de CEBs foi realizado em São Luís (MA) em julho de 1997, contou com a participação de milhares de pessoas que refletiram o tema: "CEBs: Vida e Esperança nas Massas". Neste encontro registrou-se a participação de 2.798 pessoas, vindas de 240 das 255 dioceses do Brasil.

 

O 10º Encontro Intereclesial de CEBs aconteceu de 11 a 15 de julho do ano 2000 em  Ilhéus, na Bahia, e teve como tema: CEBs: Povo de Deus, 2000 anos de Caminhada e, lema: CEBs: Memória e Caminhada, Sonho e Compromisso. O encontro fez memória dos 25 anos desde o primeiro intereclesial (1975) e a releitura dos 500 anos da chegada dos portugueses em terras brasileiras. Neste encontro registrou-se a participação de 3.063 pessoas.

 

O 11º Encontro Intereclesial de CEBs aconteceu em Ipatinga/MG, de 19 a 23 de julho de 2005, e aprofundou o tema: Espiritualidade Libertadora, com o lema: Seguir Jesus Cristo no compromisso com os Excluídos. Encheu-nos de entusiasmo a presença de 3.806 participantes num encontro marcado pelo jeito mineiro de acolher!

 

O 12º Encontro Intereclesial de CEBs aconteceu de 21 a 25 de julho de 2009, pelo Espírito e pela Igreja irmã de Porto Velho/RO, e nos debruçamos sobre o tema que nos guiou por toda a preparação do Intereclesial em nossas comunidades e regionais: CEBs: Ecologia e Missão – Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”. Participaram  3.010 delegados.

 

O 13º  Encontro Intereclesial de CEBs aconteceu em  Juazeiro do Norte – Diocese de Crato-CE, de  07 a 11 de janeiro de 2014, com o tema: Justiça e Profecia a serviço da vida e o lema: CEBs, romeiras do Reino no campo e na cidade.

 

O 14º  Encontro Intereclesial de CEBs aconteceu em Londrina no Paraná de 23 a 27 de janeiro de 2018 com o tema CEBs e os desafios do mundo urbano. Participaram 3.300 delegados e delegadas.

 

O 15º  Encontro Intereclesial de CEBs acontecerá em Rodonópolis no Estado do Mato Grosso.  Aconteceu de 18 a 22 de julho de 2023 na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, no estado de Mato Grosso. Com o tema: “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema, “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65), e reuniu 1.500 participantes e um número expressivo de voluntários nas dez equipes de serviço.

 


O 16º Intereclesial de CEBs  O estado do Espírito Santo voltará a sediar o Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base!  “A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim assume com alegria o compromisso de sediar o 16º Intereclesial das CEBs”. Portanto, o estado do Espírito Santo, Regional Leste III, pela Diocese de Cachoeiro de Itapemerim, vai sediar o 16º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Pensado para ser realizado em 2027, a data oficial do 16º Intereclesial ainda será divulgada.

 

Lá vem o trem das CEBs caminhando com seu povo!


Postar um comentário

0 Comentários