Sobre o Autor do Livro Planeta Terra

 AUTOR



José Carlos Aroucha Filho é maranhense, nascido em São Bento/MA, em 1967. Graduou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). É professor, escritor, ambientalista, extensionista rural, agroecologista, palestrante, consultor ambiental e membro titular do quadro efetivo da renomada Academia Sambentuense de Artes e Letras (ASBAL), ocupando a Cadeira 29, patroneada por Raimundo Mariano Matos.


Especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), é pioneiro na publicação de obras voltadas à dimensão ambiental. Publicou Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis em 2017, com lançamento na Academia Caxiense de Letras (ACL), seguido da segunda edição em 2018, no Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), e do relançamento em 2019, na Associação de Escritores Independentes (AMEI). Em 2021, lançou Educação Ambiental & Sustentabilidade nas Escolas na ACL e, em 2023, publicou seu mais recente livro, PLANETA TERRA: A Grande Lixeira Humana, no auditório do Campus UEMA de Caxias/MA.

Além de escritor, José Carlos Aroucha Filho desenvolve intensa atuação nas áreas socioambiental e educacional. Por meio de seus projetos, contribui para despertar a consciência ambiental em crianças, jovens, adultos e idosos, promovendo educação ambiental, preservação da natureza e práticas sustentáveis.

Como engenheiro florestal, professor e ambientalista, encara sua profissão como uma missão que transcende o ofício, mantendo-se comprometido com as dimensões sociais e ambientais, seja em projetos profissionais ou em iniciativas voluntárias

Atua como extensionista rural, desenvolvendo trabalhos em assentamentos de agricultura familiar e ministrando cursos e treinamentos para a formação profissional rural. Voluntariamente, contribuiu para a educação ambiental através da implantação, manejo e programação de hortas orgânicas e agroecológicas em comunidades tradicionais, incluindo quilombolas, indígenas e ribeirinhas, bem como em escolas públicas, promovendo melhorias na qualidade de vida socioambiental.

O tempo, o meio ambiente e as ações práticas sustentáveis no campo são seus maiores aliados, garantindo que permaneça proativo, pragmático, jovem e sempre um ambientalista prático.



Postar um comentário

0 Comentários